Dicas para você elaborar um bom curriculo profissional

Elaborar um bom currículo profissional demanda tempo e determinação. Aqui vão algumas dicas de como um selecionador quer receber o seu CV e como ele analisa os dados. Invista um pouco do seu tempo e faça um CV sucinto e objetivo que agrade a todos. Vamos começar?

» MENOS É MAIS
Seja objetivo e claro na hora de fazer o seu CV. Lembre-se que se trata de histórico curricular profissional e não de “vida”. Dados da sua história de vida pessoal não interessam neste caso, exceto para profissões muito específicas.
 
» DADOS PESSOAIS
Importantíssimo item do CV. Muitos perdem oportunidades por falhas neste item, muitos mesmo. Aqui você deve colocar seu nome completo e endereço completo com CEP,  Bairro e Zona, Cidade e Estado são importantes também. Idade e nº de filhos é sempre bom colocar. Contatos: telefone fixo, celulares com nome das operadoras, telefones de recados (com a pessoa que você sabe que vai te dar recados), e-mails.
Não colocar: sites pessoais, blogs, e-mails tipo: perigosadazl@gmail.com, dengosinhadazn@hotmail.com, bem como endereço de redes sociais.
DICA: crie um e-mail gratuito com um nome mais sério e que você vai utilizá-lo somente para os fins profissionais e de fácil acesso em qualquer lugar.

» OBJETIVOS E ÁREAS DE INTERESSES
Umas das áreas mais importantes do currículo. Muitos cometem vários erros neste tópico, colocando frases como: “à disposição da empresa, adquirir novos conhecimentos, ingressar nesta conceituada empresa” e por aí vai. Não é isso que se deve observar neste tópico. Objetivo é diferente de área de interesse. Tenha sempre um objetivo claro e definido do que você procura. Abaixo um exemplo para você entender melhor:

ÁREA DE INTERESSE
Comercial
OBJETIVO
Assistente comercial, consultor de vendas, vendedor interno/externo.

 

Fica mais claro assim para quem está recrutando e mostra que você tem objetivos claros na vida profissional.

» FORMAÇÃO ESCOLAR/ACADÊMICA
Mais um item muito importante no seu CV. Se você ainda não tem nível superior, coloque o nível médio e/ou fundamental. Especifique, se for o caso, se foi ou é ensino técnico. Caso você tenha ou esteja cursando nível superior, coloque neste item  Pós e/ou MBA, etc...
Em todos os casos coloque a entidade de ensino, o inicio e término do curso. Caso ainda esteja cursando, coloque o horário do curso em questão.
DICA: não coloque cursos extras, pois aqui falamos de formação escolar. Há outro tópico para estes cursos.

 

» CURSOS COMPLEMENTARES
Falando neles! Outro item não menos importante do seu CV. Aqui você colocará cursos que você acha pertinente ao recrutador apreciar. Cursos de informática, línguas, cursos técnicos, e vários outros.


DICA: Coloque neste tópico cursos que vão corroborar com seu conhecimento na área em que você pleiteia o cargo (lembre-se do seu objetivo). Não coloque curso de WEB Designer se você procura cargo de Chefe de Armazém. Isto não acrescenta em nada seu conhecimento na área pretendida.

» QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O ITEM MAIS IMPORTANTE Acrescente os pontos de sua qualificação que considere relevantes e diferenciados, claro, relacionados ao cargo pretendido e tarefas ou projetos importantes que já tenha realizado profissionalmente até o presente momento; tudo aquilo que o tornam apto a ocupar aquele posto de trabalho. Coloque também especificadamente conhecimentos técnicos em sistemas, maquinário que sabe operar, softwares que lida etc... Escreva tudo isso de maneira ordenada em no máximo 10 linhas.
DICA: Não coloque virtudes pessoais e nada que realizou há muito tempo atrás. As empresas procuram profissionais dinâmicos e antenados com o mundo atual.

» EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Parece que todos os itens são importantes, não é verdade? E são. Aqui colocaremos os 3 últimos empregos em que você atuou de forma decrescente, ou seja, o último, o penúltimo, o antepenúltimo e só. Coloque da seguinte forma:

 

EMPRESA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA        01/11/2009 A 31/10/2014 SUPERV. T.I
OU
EMPRESA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA
ADMISSÃO: 01/11/2009                                     DEMISSÃO: 31/10/2014
CARGO INICIAL: DIGITADOR                            CARGO FINAL: SUPERVISOR DE T.I.

 

Não coloque telefones, nomes dos ex-chefes, site, e-mails das empresas. Nada disso neste momento. Provoque a curiosidade do selecionador em te chamar para aquela entrevista. Use os tabuladores do Word para ficar tudo alinhadinho e perfeito.
 
» CURSOS E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Aqui você poderá colocar informações extras curriculares como cursos que você não incluiu no outro tópico, atividades extracurriculares que você acredita que vão acrescentar no seu perfi: como simpósios, conferências, viagens a negócios, palestras, disponibilidade de horários, viagens, etc...
Existe a possibilidade de colocar atividades acadêmicas, que mostram a sua capacidade de liderar ou trabalhar em equipe.
Para aquele que não tem experiência ainda, faça um breve relato da sua personalidade, mas sem encher sua bola. Diga o que você pretende alcançar com esta oportunidade de emprego e a sua disponibilidade de dias e horários também é importante
» PRETENSÃO SALARIAL
Coloque somente ser for solicitada pelo selecionador, caso não, deixa sem. Isto também pode ser um fator de exclusão do processo de seleção.
  »  + 12 DICAS ESSENCIAIS


  • Fonte 11 ou 12, Arial de preferência, sempre em cor preta.
  • Foto nem pensar, a não ser se solicitado pelo selecionador da vaga.
  • Uma página de preferência, duas no máximo.
  • CV preto no branco; nada de colorido; exceto para designers e profissões específicas.
  • Ganhe o selecionador em 30 segundos com seu CV, depois disso ele perde o interesse.
  • Estética americana é recomendável, nada de centralizar os textos.
  • Ganhe na simplicidade e lembre-se: O menos é mais!
  • Nada de florzinha, babadinhos, desenhinhos. Seja profissional e discreto.
  • Nada de carta de apresentação no final do CV ou a parte. Só se solicitarem. 
  • Nada de colocar xerox dos cursos que você fez. Mencione no tópico correto e apresente em uma oportunidade de entrevista, a não ser que peçam no anuncio.
  • E o principal: NÃO ERRE NO PORTUGUÊS!!! Sem gírias, sem vocabulário torpe do facebook; nada de vc, blz, etc. Busca no Google se tiver dúvida da palavra.
  • E para finalizar, cuidado com os negritos e itálicos. Eles servem para identificar um detalhe importante e não o CV inteiro em negrito ou Arial BLACK. Caixa alta só em títulos e subtítulos. Não grite no seu CV (caixa alta), o selecionador verifica estes itens também.